Como chegar à Serra da Estrela?

  •  
  •  
  •  
  •  

De carro, autocarro (ônibus) ou comboio (trem), todos os caminhos levam à Serra da Estrela. Saiba como:

Automóvel

Para quem vem de carro, o caminho mais fácil é pela autoestrada A-23, que liga oos concelhos de Torres Novas, no Centro de Portugal, à Guarda, próximo a fronteira com à Espanha.

O acesso mais comum é pelo concelho da Covilhã, que possui a área urbana mais próxima da Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela, junto da Estância de Ski. Para chegar à Covilhã você deve pegar as saídas 30 ou 31 da A-23. Se a chegada for pelos concelhos de Belmonte/Manteigas, o acesso é pela saída 33.

Ao entrar na Covilhã, você deve deslocar-se até a Praça do Município, no Centro Histórico da cidade e pegar a via à direita (Rua Rui Faleiro). Por essa via você entra na rodovia N-339, que dará acesso direito à Torre, passando pela localidade de Penhas da Saúde, onde encontram-se muitos dos hotéis da Serra.

Uma atenção aos motoristas: a rodovia A-23 possui concessão à iniciativa privada e diversas portagens (pedágios).

Comboio

Não há um comboio para a Serra da Estrela. O transporte de trem para o local é válido quando o turista vem de Lisboa ou regiões próximas. Neste caso, o acesso dá-se pela Linha da Beira Baixa (Lisboa-Covilhã). Não recomenda-se o comboio para turistas que venham de Porto, Braga, Coimbra e Madrid.

Confira os horários no site da Comboios Portugal

Autocarro

Existem autocarros (ou ônibus) de várias partes de Portugal para Covilhã e Manteigas, os dois concelhos com áreas urbanas mais próximas do topo da Serra da Estrela. É o mais recomendado para quem vem de Coimbra, Braga, Porto e também de Madrid.

FOTO: Divulgação

No caso da capital espanhola, não há um autocarro direto, porém há transporte para o concelho de Guarda, de onde partem autocarros para Covilhã e Manteigas. A ida comboio até Guarda é desaconselhada, pois para depois pegar um autocarro para Covilhã, a distância entre a Estação de Autocarros e de Comboios é grande.

A Rede Nacional de Expressos oferta os tíquetes para os autocarros.

Táxi

Não há transporte público do centro da Covilhã para a Serra da Estrela, o que exige a contratação de um serviço privado. Há táxis na cidade com carros para até oito passageiros, o que torna o valor mais acessível em caso de uma excursão. Em média, o serviço (ida e volta) custa entre 40 e 60 euros.