Covão D’Ametade – um parque para o ano inteiro

  •  
  •  
  •  
  •  

Parque é um dos grandes atrativos da Serra da Estrela

A Serra da Estrela merece ser visitada o ano inteiro. A neve que cobre os morros no inverno, a Estância de Ski dão lugar às quedas d’água, praias fluviais e lugares impressionantes no verão. Mas há um parque que consegue ser tão bonito em todas as estações. O Covão D’Ametade merece ser visitado mais do que uma vez no ano.

Localizado há 1,5 mil metros de altitude e pertencente ao concelho de Manteigas, o Covão D’Ametade é um parque de lazer frequentado por caminheiros, grupos de alpinistas ou mesmo por famílias e amigos que querem passar um dia de lazer junto à natureza. O local possui estrutura para receber piqueniques.

Os cântaros

Na parte mais alta da Serra da Estrela, há três afloramentos de granito que são chamados de cântaros pela quantidade de água que vem dessa região: os cântaros Gordo, Magro e Raso.

Esses três cântaros cercam o Covão D’Ametade e tornam a paisagem ainda mais bonita. O Cântaro Raso fica ao sul, o Gordo ao Norte e o Magro, o mais emblemático da Serra, está bem de frente para parque.

O Rio

O Rio Zêzere, maior afluente do Rio Tejo e um dos maiores rios com percurso inteiro em Portugal, nasce na Serra da Estrela próximo ao ponto mais alto. Porém,é no Covão D’Ametade é que o Zêzere começa a tomar forma. Ele corta todo o parque de lazer e a ponte pedonal que há sobre ele é um dos pontos mais fotografados.

Visite:

O parque Covão D’Ametade fica aberto 24 horas todos os dias do ano, só fechando quando a neve interrompe os acessos na N-338.