Por que a Serra da Estrela está sem neve?

  •  
  •  
  •  
  •  

Turistas devem ficar atentos à Meteorologia

As belas paisagens e a gastronomia típica da Serra estão à disposição dos turistas na Serra da Estrela. Mas quem pretende ver a neve vai precisar esperar um pouco. Os últimos dias de 2019 ficaram sem neve e a previsão é de se manter assim no início de 2020.

A última vez que nevou na Serra foi 16 de dezembro. Desde então, a chuva forte causada pela Depressão Elsa fez com que a neve fosse embora. Desde então as temperaturas subiram e o tempo ficou seco.

Segundo o observador meteorológico Alfredo Calado, da Meteoestrela, as temperaturas estão mais elevadas nas terras altas, situação que faz com que uma pessoa sinta mais frio na Covilhã do que na Torre, ponto mais alto da Serra da Estrela.

“Em períodos Anti-ciclónicos como o que atravessamos atualmente e que vai durar ainda uns bons dias , durante a noite, o ar mais frio que é um ar mais denso tende a acumular-se nos vales mais profundos, deixando o ar mais quente e mais leve em zonas mais altas. Daí, resultam temperaturas mais baixas em zonas de menor altitude do que em zonas com maior altitude”, explica Calado.

Ainda não há previsão de quando o frio mais intenso e a neve voltam à Serra da Estrela.