Visite a Serra da Estrela

  •  
  •  
  •  
  •  

O ponto mais alto de Portugal continental, uma serra de belezas naturais para visitar nas quatro estações, candidata a geopark da ONU. O Parque Natural da Serra da Estrela é um dos mais importantes pontos turísticos de Portugal e o Viva Covilhã, revista regional da Beira Interior, decidiu homenagear a serra com um hotsite especial.

A Serra da Estrela é famosa no inverno por ser o lugar que mais neva em Portugal, destino turístico para amantes do ski e de outras atividades. Nas demais estações, a Serra da Estrela recebe visitantes turísticos em busca de caminhadas, BTT (mountain bike) e outras atrações do turismo de natureza.

A origem do nome

O nome Serra da Estrela tem origem na lenda de um pastor que foi guiado por uma estrela até atingir o alto das montanhas, onde poderia o céu estrelado. Um rei, aos saber da notícia, enviou emissários buscar o pastor e prometeu fortunas em troca da estrela que ele tinha como amiga.

O pastor recusou a oferta e passou o resto dos dias no alto das montanhas., que passou a chamar-se Serra da Estrela, pois a estrela do pastor brilhou mais do que as outras.

Nos últimos anos, o astrónomo português Fábio Silva, em uma investigação sobre os dólmens, monumentos funerários construídos no período neolítico, descobriu que todos as construções de pedra feitas na região da Serra da Estrela apontam para um mesmo lugar, onde no mês de abril nasce a estrela Aldebaran, a mais importante da Constelação de Touro. Acredita-se, então, que a lenda do pastor esteja relacionada à esta estrela.

Carlos Varandas – Dir. Estância de Ski

O Parque

O Parque Natural da Serra da Estrela foi criado oficialmente em 17 de julho de 1976 com mais de 88 mil hectares distribuídos em seis municípios, em dois distritos (Guarda e Castelo Branco) de Portugal.

O ponto mais alto da Serra (e também de Portugal continental) é a Torre, com 1.993 metros de altitude, que fica localizada no limite entre três concelhos: Manteigas, Seia e Covilhã.

A página

O Viva Serra da Estrela é uma página especial do Viva Covilhã, um portal de notícias regional lançado em setembro de 2019. O Viva Serra da Estrela terá duas versões ao longo do ano: entre novembro e abril, a página será dedicada ao turismo de inverno; entre maio e outubro, dedicada ao turismo de verão.

Além de informações sobre como chegar à Serra da Estrela, dicas de como procurar hospedagem, a gastronomia e as atrações do local, a página especial será atualizada ao longo dos meses e trará informações atualizadas da meteorologia, queda de neve e condições de acesso nas estradas.

Acompanhe o Viva Serra da Estrela e participe dele também: se visitar a Serra, publique no Instagram com a tag #vivaserradaestrela. Vídeos e fotos podem ser também enviados para o e-mail vivacovilha@gmail.com – publicaremos em nossa seção multimédia.